terça-feira, 14 de abril de 2015

Reflexão sobre o evento cristão

Quase que me desculpando, preciso confessar que não consigo compreender a demanda largamente mencionada de se conhecer Deus. Olho para Deus da mesma forma que o Luki me olhava, se é que posso compreender a relação de meu cachorro comigo: esperando que algo aconteça. Não acredito que o Luki tivesse a pretensão de me conhecer, penso que, na minha presença, a única expectativa dele era algum evento, algum ato.

A vida de Cristo, em particular sua morte e ressurreição, constitui o evento cristão. A partir dele, pode-se procurar conhecer Deus, ou, olhando adiante, especular e promover o evento escatológico.

Em grande parte do movimento protestante, e evangélico, optou-se pelo conhecimento da essência de Deus, nomeando essa tarefa como o grande desafio da humanidade. Desconfio que a tarefa tome tempo precioso, e que não permita qualquer resultado além daquele que o olhar do Luki para mim permitia - nunca vou compreender esse ser, apenas creio em sua existência e espero pelos desdobramentos de seu evento histórico, tentando deles participar efetivamente.

Um comentário:

Limiar da Aliança disse...

Deus, tem mais para você, Henrique!
Ele, irá se deixar ser achado por te.
Um abraço.